Angry Birds e Facebook à parte, muitas das aplicações descarregadas pelos utilizadores de smartphones são usadas uma única vez. Esta é a conclusão de um estudo realizado pela Localytics, que diz que mais de um quarto (26%) de todas as aplicações descarregadas em 2010 serviram para "usar e deitar fora".

Neste capítulo, e tal como o nome do estudo indica, "As Primeiras Impressões Importam", ou seja, se a primeira experiência não convencer, dificilmente a aplicação terá uma segunda oportunidade.

Por outro lado, a análise da Localytics, que diz ter observado milhares de aplicações das plataformas Android, iPhone, iPad, BlackBerry e Windows Phone 7, mostra que há uma enorme predisposição dos utilizadores para experimentarem novos produtos.

"A boa notícia é que os utilizadores parecem muito dispostos a testarem aplicações novas. A má notícia é que 26 porcento dessas aplicações nunca são usadas uma segunda vez. Isto mostra que a primeira impressão conta, sendo importante olhar além das estatísticas de download para entender o real envolvimento dos utilizadores" refere Brian Suthoff, da Localytics.

Durante o ano passado, o número de aplicações que não chegaram a ser usadas pelo menos duas vezes foi de 22 por cento no primeiro trimestre, subindo para 26 por cento no segundo e terceiro trimestre e para 28 por cento no último.

"Para criar um negócio rentável neste mercado hiper-competitivo, quem desenvolve aplicações tem de perceber quem são os seus utilizadores mais leais e encontrar forma de fazer crescer essa base de utilizadores fiéis", aconselha o analista.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.