A Comissão Europeia anunciou hoje a adopção do ISA Work Programme, uma iniciativa que visa apoiar acções que contribuam para melhorar a interoperabilidade e a troca de informação entre administrações públicas europeias, por via electrónica.
A iniciativa prevê um investimento de 26 milhões euros, a aplicar em projectos que melhorem os mecanismos de comunicação dos serviços entre si e para com o cidadão e as empresas. A adopção do programa pela CE marca o momento em que as verbas associadas ficam disponíveis.
A lógica do programa é a de acelerar os mecanismos de interoperabilidade entre os serviços e assegurar a não duplicação de esforços e investimentos, eliminando, tanto quanto possível, as barreiras ao desenvolvimento de serviços públicos electrónicos.
"Com o objectivo de oferecer serviços públicos de fácil utilização para cidadãos e empresas as administrações públicas trabalham em conjunto e trocam informação, não apenas dentro do país mas também além fronteiras", explica Maroš Šef?ovi?, vice-presidente da CE, citado em comunicado.
O mesmo responsável acrescenta que o programa ISA está focado em acções que possam melhorar a cooperação transfronteiriça entre serviços ao nível local, nacional ou regional.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários