A Portugal Telecom arrancou hoje com a oferta de Televisão Digital Terrestre. O piloto industrial, que se manterá nos próximos meses, leva o serviço a 29 localidades do país, incluindo Açores e Madeira. A PT assumiu com a entrega da licença o compromisso de lançar o serviço em oito a dez localidades. Hoje a empresa revela que o serviço chega desde já a um número mais significativo de localizações e que permite a cobertura de 40 por cento da população.

Zeinal Bava, presidente da operadora, explicou que a cobertura hoje apresentada representa uma antecipação das metas previstas na licença de quatro meses, já que a cobertura de 40 por cento da população estava a penas prevista para Agosto.

O restante roadmap mantém-se e indica que no final deste ano a TDT chegará a 80 por cento da população. No final do ano seguinte o serviço chega a 100 por cento da população. Recorde-se que o timing definido pelo governo para o switch-off da TV analógica foi fixado em Abril de 2011, também antes da data fixada para o fim das emissões analógicas na União Europeia.

À margem da apresentação, Zeinal Bava reiterou à imprensa que a PT cumprirá a promessa de subsidiação das caixas descodificadoras que dão acesso à TDT junto das camadas mais carenciadas da população, mas clarificou que isso não acontecerá para já, mas mais próximo do switch-off.

O presidente da PT também remeteu para mais tarde esclarecimentos sobre o road map do lançamento da oferta paga de Televisão Digital Terrestre, um processo que chegou à justiça com a contestação dos resultados do concurso que deu a vitória à PT por parte da AirPlus TV, concorrente derrotada.

A oferta de TDT hoje lançada é composta por seis canais, embora apenas quatro estejam disponíveis no arranque. Falta o canal que ainda recentemente esteve a concurso, onde ambas as propostas apresentadas foram recusadas pelo júri e um sexto canal com conteúdos de alta definição cedidos pelos quatro canais de sinal aberto.

Esclareça as suas dúvidas sobre a TDT em Sugestão TeK: Tudo o que precisa de saber sobre a Televisão Digital Terrestre