São 4,8 milhões os lares portugueses preparados para assegurar ligações de Internet de alta velocidade, mais 800 mil que no final do ano passado. Os números foram esta manhã divulgados pela Anacom.



Segundo o regulador das comunicações, existiam no final do terceiro trimestre 1,4 milhões de alojamentos cablados com infra-estruturas de fibra óptica e 3,4 milhões de alojamentos preparados para receber serviços de nova geração através da tecnologia EuroDOCSIS 3.0, norma utilizada pelos operadores de cabo para prestar serviços de alta velocidade. Como frisam os dados disponibilizados pelo regulador, os acessos EuroDOCSIS 3.0 são neste momento 2,4 vezes mais que os acessos cablados com fibra óptica.



O número de clientes que efectivamente já tiram partido destas tecnologias é significativamente menor e não vai além dos 225 mil, contra 88 mil no final do ano passado. Neste universo há a registar que 11.800 acessos pertencem a clientes não residenciais, um número que também aumentou exponencialmente face a Dezembro de 2009, quando eram contabilizados apenas 3.800 acessos não residenciais.



As regiões de Lisboa, Madeira e Norte do país são aquelas onde se concentram a maior parte dos acessos efectivos às redes de nova geração, assegurados pelos 17 operadores que no final do trimestre estavam registados para instalar este tipo de infra-estrutura.



Em Lisboa os números mostram que 8,9 em cada 100 alojamentos tem acesso a este tipo de serviços de acesso à Internet. A média desce para 6,5 na Madeira e 3,8 na região Norte. A nível nacional a penetração das redes de nova geração é 3,9 em cada 100 alojamentos residenciais.