A Dinamarca é o mais recente país da Europa a contar com serviços de quarta geração móvel suportados em redes LTE (Long Term Evolution), depois da TeliaSonera ter anunciado hoje o lançamento de uma oferta comercial em quatro cidades dinamarquesas, com preços a partir de cerca de 40 euros.

Por enquanto o serviço fica disponível em Copenhaga, Aarhus, Odense e Aalborg, mas a empresa adiantou que a rede continua em desenvolvimento e pretende chegar a 75 por cento da população dinamarquesa já em 2011.

A oferta destinada ao consumo custa 399 DKK por mês (cerca de 53,5 euros) para uma velocidade de download de 80Mbps e upload até 5Mbps, num pacote que inclui 30GB de tráfego de dados por mês.

Em alternativa, os clientes podem optar pelo plano de 20/1.5Mbps, com 20GB de tráfego, por 299 DKK (40 euros) por mês.
O modem que acompanha o lançamento é o Samsung GT-B3730 USB, que é comercializado a 499 DKK (66,9 euros).

Actualmente a TeliaSonera já leva serviços deste tipo a clientes na Suécia, Noruega, Finlândia, assegurando a cobertura em mais de 20 cidades do norte da Europa, com ligações móveis que permitem atingir velocidades até 10 vezes superiores ao 3G.

Outra das operadoras na linha da frente no que respeita a este tipo de oferta na Europa é a Telenor Suécia, que anunciou este Verão a expansão da sua rede LTE a cem localidades do país, com o objectivo de dar cobertura a 99 por cento da população até 2013.

Mais ou menos na mesma altura, foi divulgado um estudo da empresa de estudos de mercado InStat, que previa que, até ao final do presente ano, aderissem aos serviços de 4ª geração móvel meios milhão de novos utilizadores.