A associação industrial 4G Americas estima que durante a semana de 12 a 18 de maio o número de utilizadores de redes móveis de última geração chegue à marca de cem milhões em todo o mundo. Apesar do valor simbólico à escala global, o mercado das LTE continua a ser dominado pelos EUA e Canadá.

Estes dois países correspondem a 57% do número total de utilizadores de redes 4G e estão a influenciar os países da América do Sul. No total já são 20 os operadores de telecomunicações latino-americanos que disponibilizam soluções de Internet móvel com altas velocidades de débito.

O número de utilizadores a nível global tem crescido de forma acelerada e nos últimos 5 meses houve um aumento de 50% nos subscritores de planos 4G.

A nível global e segundo os dados apurados pela Informa Telecoms & Media, existem 172 operadores comerciais de redes LTE em 70 países, valor que deverá crescer até às 250 empresas no final deste ano.

Para 2018 está prevista a próxima "grande" meta do LTE: atingir mil milhões de utilizadores em todo o mundo.

Enquanto ao 4G se expande e se fixa como um standard das comunicações, sobretudo nos países com melhores índices económicos, a Samsung e a União Europeia estão a desenvolver planos e tecnologias que permitam assegurar a posição de pioneiras aquando da chegada do 5G, previsto para 2020.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico