Os mais recentes dados do Observatório Europeu para o 5G, relativos aos últimos três meses de 2020, revelam que 23 dos 27 membros da União Europeia já lançaram serviços comerciais de redes móveis de quinta geração, um aumento significativo em relação ao final de 2019, onde apenas 10 países constavam da lista.
O relatório detalha que em alguns países há mais que um fornecedor de serviços de 5G. As quatro operadoras de telecomunicações na França, Itália, Espanha, Suécia e as três principais na Áustria, República Checa, Finlândia, Alemanha, Irlanda, Holanda, Polónia e Roménia já disponibilizam serviços comerciais de redes 5G. Muitos dos lançamentos ocorreram no final de 2020.
O impacto da pandemia de COVID-19 também se manifestou no ecossistema do 5G e o Observatório prevê que, a médio e longo prazo, a crise de saúde pública confirme a urgência de soluções digitais suportadas em redes de quinta geração.
Durante o confinamento, as redes móveis tiveram de suportar um nível de tráfego acrescido e, embora as primeiras redes 5G europeias ainda tenham um número limitado de utilizadores, o Observatório detalha que, até à data, não têm existido problemas de congestão.
Durante 2020, muitos dos leilões do 5G na Europa foram adiados devido à pandemia, passando a decorrer nos últimos meses do ano, como no caso de Portugal, que, depois da aprovação do regulamento do leilão, em novembro do ano passado, o calendário para o leilão do 5G foi atualizado, esperando-se que os procedimentos, que estão agora na fase principal, estejam concluídos durante o primeiro trimestre do novo ano. Ao todo, apenas a Itália, a Finlândia e a Grécia já atribuíram espectro nas três principais faixas (700 MHz, 3,6 GHz e 26 GHz).
A operadoras europeias têm vindo a trabalhar há mais de dois anos com fabricantes de equipamentos e “players” da indústria em vários testes para validar as capacidades do 5G. No final de dezembro de 2020, o número de testes aumentou para 199 nos 27 Estados-Membros mais Reino Unido. Se forem contabilizados os testes na Rússia, San Marino, Noruega, Turquia e Suíça, o número ascende a 245.
De acordo com o estudo da Idate DigiWorld realizado para a Comissão Europeia, Portugal já não faz parte do Top 10 de países europeus onde são realizados mais testes-piloto, tendo descido para a 11ª posição do ranking. Aqui, o “pódio” é liderado pela Espanha, seguindo-se a Alemanha e Itália.
O Observatório estima que no final de dezembro do ano passado existiam 558 cidades capacitadas com 5G entre os 27 membros da UE. Por outro lado, apenas 13 países tinham publicado o roteiro nacional para o 5G, incluindo estratégias para o espectro: Áustria, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Holanda, Luxemburgo, Portugal, República Checa, Suécia e Reino Unido.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários