O mais recente Mobility Report da Ericsson estima que em 2022 vão registar-se cerca de 550 milhões de subscrições de comunicações 5G, com a América do Norte na linha da frente da adoção destas novas tecnológicas, com 25% destas subscrições.

De acordo com o estudo, as telecomunicações de África e do Médio Oriente vão ser alvos de alterações substanciais. Prevê-se que, até 2022, estas regiões passem de uma exclusividade de tecnologias 3G para redes de maior velocidade, como as 4G/LTE.

Diz Ulf Ewaldsson, diretor de estratégia e tecnologia da Ericsson, que as redes 5G “estandardizadas” estarão já em funcionamento em 2020, referindo que atualmente 90% dos smartphones corre sobre 3G e 4G.

O responsável vê o 5G como um catalisador de transformações digitais transversais a muitas indústrias, a nível mundial, com a emergência e a difusão de novas tecnologias como a IoT, o Big Data e a autonomização de sistemas.

É também previsto que, em 2022, existam 8,9 mil milhões de subscrições de dispositivos móveis, das quais 90% vão dizer respeito a banda larga móvel.

O número de subscrições de banda larga móvel aumentou cerca de 25% entre julho e setembro deste ano, fazendo o total mundial alcançar os 4,1 mil milhões.

No terceiro trimestre deste ano, registou-se um aumento mundial de 3% do número de subscrições de comunicações móveis, comparativamente ao mesmo período de 2015.

O tráfego de dados móveis também cresceu aproximadamente 50%, comparativamente ao terceiro trimestre do ano passado.

Outras previsões sugerem que em 2022 o consumo de conteúdos de vídeo em smartphones e tablets aumentará 300%, ou seja, 50% ao ano. O vídeo vai representar 75% de todo o tráfego móvel.

Por outro lado, a utilização das redes sociais deve aumentar 234% nos dispositivos móveis até 2022.

Quanto à Internet das Coisas, a Ericsson preconiza que existam 29 mil milhões de dispositivos conectados no ano, sendo que 18 mil milhões estarão integrados neste novo paradigma tecnológico.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.