Uma pesquisa encomendada pela Telefónica revela que 71% dos internautas têm ou demonstram intenções de vir a ter um carro com ligação a dispositivos externos e à Internet.



Este aspeto assume-se mesmo como cada vez mais relevante na decisão de compra de um novo automóvel. Metade dos visados na pesquisa do operador espanhol, com planos para comprar um automóvel em breve, valorizam as opções de conectividade embutidas no veiculo e a possibilidade de ligar o smartphone ao carro.



Entre os inquiridos, 80% admitem ter a expectativa de que o seu carro possa oferecer uma experiência semelhante àquela que têm em casa ou no telemóvel, quando estão ligados à Internet.



Na primeira edição do estudo, realizada no ano passado, a Telefónica estimava que em 2020 90% dos automóveis tivessem já ligações a dispositivos externos instaladas de origem. Em 2013 apenas 10% dos veículos tinham estas características.



O estudo mostra grandes diferenças entre países relativamente à forma como os utilizadores acham que este tipo de serviços devem ser taxados, entre os que defendem uma tarifa plana, que garanta acesso a todos os serviços e os que consideram que a melhor opção passa por dar acesso a um conjunto de serviços básicos e cobrar uma tarifa extra por serviços premium.