A lista das cidades selecionadas na terceira convocatória do WiFi4EU foi revelada na semana passada, juntando 55 autarquias portuguesas ao número de municípios que já tinham sido beneficiados com o programa europeu. A Anacom divulga hoje as contas e mostra que são já 254 municípios portugueses que tiveram acesso aos vouchers do programa, e que só restam 54 que ainda não foram contemplados.

No total, o financiamento das autarquias que receberam os vales relativos às 3 chamadas já realizadas recebem 3,8 milhões de euros desta iniciativa, 15 mil euros para cada candidatura, destinados à instalação de redes wireless de acesso gratuito a disponibilizar em locais públicos.

WiFi4EU: a Internet deve ser para todos e o Wi-Fi gratuito na Europa vai avançar até 2020
WiFi4EU: a Internet deve ser para todos e o Wi-Fi gratuito na Europa vai avançar até 2020
Ver artigo

Nesta terceira chamada, apresentaram candidatura 8.318 municípios de toda a Europa, mas só 1.780 foram contemplados, num sistema de first come first served que privilegia os mais rápidos, mas que tem também critérios de equilíbrio para os vários Estados-membros.

Municípios já contemplados com vouchers WiFi4EU

Segundo os dados, no total das três convocatórias já realizadas desde 2018, já receberam os vales de financiamento 7.980 municípios da UE.

Haverá ainda mais uma oportunidade de candidatura para as autarquias que ficaram de forma, numa quarta e última convocatória que deverá decorrer durante o primeiro trimestre de 2020.