A esmagadora maioria dos jovens com idade entre os 10 e os 15 anos (84,6 por cento) usa telemóvel. Os números constam de um relatório hoje divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística que analisa a evolução do uso de computador, Internet e telemóvel.

Entre as três ferramentas o telemóvel é sem dúvida aquela que revela maior crescimento no que se refere à utilização pelos jovens desde 2005. Há quatro anos atrás os inquéritos do INE apuravam que o telemóvel era usado por 62 por cento dos jovens, menos 22,6 que no final do primeiro trimestre do ano passado. Outro aspecto curioso, relacionado com a utilização do telemóvel entre os mais jovens, é que ao longo do último ano as mensagens ganharam lugar de destaque em relação às chamadas de voz que passaram para segundo plano (as chamadas são prioridade para 95,2 por cento dos utilizadores e as mensagens para 96,1 por cento).

No que se refere ao uso do PC, o INE revela que 96,6 por cento dos jovens entre os 10 e os 15 anos é utilizador. Número próximo daquele que é apurado para a utilização da Internet no mesmo universo de idades: 92,7 por cento. Em 2005 a penetração do computador entre os jovens fixava-se nos 91,2 por cento e a penetração de Internet nos 73,5 por cento.

Os dados revelam ainda que, enquanto na utilização do PC e da Internet o grupo etário até aos 15 anos é o mais relevante, com a penetração destas ferramentas a descer a partir dessa idade, os telemóveis são usados por mais de 90 por cento da população até aos 40 anos. Só a partir daí começa a registar-se um decréscimo mais acentuado no número de utilizadores, mas que mesmo assim mantém este tipo de equipamentos com índices de popularidade bem mais expressivos que a Internet ou o PC nessas faixas etárias. Por exemplo, enquanto na faixa etária dos 55 aos 64 anos a penetração média do PC atinge os 23,2 por cento e a utilização da Internet os 18,7 por cento, os telemóveis continuam a ser uma ferramenta indispensável para 76,3 por cento da população.

[caption]Dados INE[/caption]

Entre rapazes e raparigas não existem diferenças significativas na utilização de qualquer uma das ferramentas. Mais de metade dos utilizadores vai à Internet todos ou quase todos os dias, sobretudo na escola (principalmente) e em casa. Os trabalhos escolares são a principal razão para levar os jovens ao computador e à Internet, mas muito próxima das questões relacionadas com o lazer (89,1 para o lazer vs 94,5 por cento para os trabalhos escolares).

Os dados do INE para a utilização de PC e Internet dizem respeito aos primeiros três meses de cada ano analisado. A utilização do telemóvel é considerada ao longo de todo o ano.