A Fira Grand Via acolheu desde a última segunda-feira, data de arranque do evento, visitantes de 201 países, num ano em que o recorde de presenças no evento voltou a ser quebrado. Neste leque estiveram, segundo dados disponibilizados hoje pela organização, 4.500 CEO e mais de 3.800 jornalistas e analistas. Outra curiosidade em relação aos números da feira é o facto de 18% dos visitantes da edição deste ano trem sido mulheres.



O impacto do Mobile World Congress para a economia da região continua a ser enorme e, de acordo com as estimativas reveladas ainda antes do evento, este ano terá atingido os 356 milhões de euros, gerando 7.220 empregos.



A mostrar produtos e soluções tecnológicas estiveram mais de 1.800 empresas, que se espalharam por 98 mil metros quadrados, em oito áreas de exposição distintas, onde as aplicações voltaram a garantir espaço próprio. 2014 foi um ano de recordes também para Portugal que se fez representar no evento com 14 empresas.



Outros dados revelados pela organização revelam o interesse dos visitantes da feira por algumas das tecnologias emergentes que ali forma mostradas e dadas a experimentar. A Connected City, uma área onde eram demonstradas soluções para o lar, educação ou saúde, recebeu ao longo dos quatro dias 17 mil visitantes.



Os serviços NFC, disponíveis para quem tivesse equipamentos compatíveis, foram usados para realizar cerca de 51 mil transações, de acordo com a GSM Association. As tecnologias NFC foram usadas para o acesso ao evento, mas também para a utilização de serviços dentro do evento, em zonas de catering, por exemplo.



Além da exposição, o Mobile World Congress também se faz de palestras que todos os anos levam a Barcelona alguns dos principais lideres mundiais de empresas tecnológicas. Este ano foram oradores principais do evento personalidades como Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, ou Rometty, CEO da IBM.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico