O 5G vem estimular a inovação em muitas áreas e os seus avanços fomentam tecnologias como a IoT que, embora já bem suportada na rede móvel 2G/3G/4G e nos protocolos específicos como o LTE-M e NB-IoT, também eles assentes na rede móvel 4G, ganha agora uma nova vida com a rede móvel de última geração: o 5G.
A maior velocidade nas transmissões (atualmente já é possível atingir cerca de 1 Gbps e poderá ir até 10 Gbps), menor latência e maior capacidade de execução remota do 5G, permitem um maior número de dispositivos IoT conectados, que pode chegar até um milhão de objetos ligados por km2, bem como ligações simultâneas à internet, trocando informações entre si em tempo real, de forma mais eficiente.
O 5G traz igualmente associado um menor tempo de resposta, de até cinco milissegundos, e uma maior estabilidade e fiabilidade da rede, mesmo em situações de mobilidade e maior congestionamento.
Estas características do 5G, conjugadas entre si, vão impulsionar significativamente a evolução da IoT, permitindo aplicações como a monitorização e gestão em tempo real de equipamentos industriais, assim como a comunicação entre veículos e o meio envolvente. Mas não só.
O video analitycs na área da segurança de espaços e bens ou no controle de qualidade; o diagnóstico remoto e colaborativo com partilha e visualização de exames de diagnóstico e imagens médicas em tempo real e em contexto de mobilidade; a realidade aumentada e realidade virtual aplicadas a um contexto de assistência remota ou experiências imersivas para turismo e retalho; ou os drones para logística de última milha, segurança ou monitorização de ativos, entre outras, são também aplicações de destaque possíveis na IoT que serão potenciadas com o 5G.
Transformar negócios como nunca foi feito
O 5G aplicado à IoT representa também o início de uma nova era tecnológica que fica marcada por mais oportunidades para as empresas, geradoras de novas soluções, modelos, formas de negócio e contribuindo para o alcance de custos mais reduzidos.
A associação entre as duas tecnologias contribui para aumentar a produtividade e melhorar a inteligência e eficiência dos processos, minimizando falhas e a necessidade de correções, assim como tornar os processos de decisão mais rápidos e ágeis, através da automação e controlo remoto de operações e do acesso a informações de negócio em tempo real.
Experiências mais personalizadas e de maior qualidade aos clientes, por forma a garantir uma jornada mais envolvente e muito mais eficaz, são também aspetos potenciados pela IoT sustentada na rede 5G, assim como novas formas de trabalhar, através da virtualização e automação de processos, que potenciam o trabalho remoto, a colaboração, a segurança e a mobilidade dos colaboradores e que, além disso, contribuem para o aumento da sustentabilidade, pela redução de impactos ambientais negativos.
Gestão integrada de cartões IoT 5G
Contribuindo para o ecossistema de inovação que se irá criar e desenvolver com o 5G, a Altice Empresas combina o melhor do 5G e da IoT no serviço IoT Connect, ao permitir facilitar a gestão online, integrada e em tempo real de todos os cartões das aplicações IoT das empresas com conectividade 2G/3G/4G/NB-IoT/LTE-M e agora também 5G.
Através do portal de selfcare ou na app mobile, é possível efetuar a gestão das soluções IoT com total autonomia, simplicidade e segurança. Configurar, monitorizar e localizar remotamente e em tempo real os cartões e equipamentos, receber alertas e atuar automaticamente sobre os cartões, aceder a relatórios, entre outras, são algumas das funcionalidades da solução IoT Connect. Uma gestão integrada que permite às empresas uma melhor monitorização das suas soluções IoT, com eficiência e controlo de custos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Terra está coberta por campo elétrico que pode ter moldado o planeta ao longo dos tempos -
App do dia
Blackmagic Camera: Não é magia, não é negra, mas dá uma ajuda preciosa na edição de vídeos -
Site do dia
Discord Bots é um Marketplace de ferramentas para a rede social -
How to TEK
Quanto tempo passa por dia no Facebook? Saiba como definir lembretes
Comentários