Os telemóveis poderão vir a transformar-se numa nova ferramenta de aprendizagem do futuro, defende a Academia da Finlândia, e por isso, um dos projectos sob a alçada do programa de investigação LEARN (Life as Learning), nessa mesma academia, está a desenvolver modelos teóricos e aplicações práticas que pretendem facilitar a utilização da tecnologia móvel na aprendizagem.
Segundo os responsáveis, o projecto tem como objectivo a concepção de computadores palmtop, comunicadores ou vídeo-telefones para diferentes aplicações nos processos de aprendizagem. Ao mesmo tempo apresentará os modelos teóricos para as futuras formas de ensino que serão testadas em variadas situações, inicialmente por estudantes universitários.
Este projecto conta igualmente com a participação do sector empresarial, já que neste contexto as tecnologias móveis também poderão ser utilizadas como ferramentas para, por exemplo, formação profissional.
Ao todo, existem 17 projectos sob o programa de investigação Life as Learning, focados em diferentes aspectos, como a aprendizagem em ambientes de ensino diferentes, a aprendizagem do futuro e a transformação do papel do professor e do ensino como uma competência social e cultural. À implementação do programa, que decorre entre 2002 e 2006 foram destinados 5,1 milhões de euros.
Notícias Relacionadas:
2002-11-04 - Investigadores de Aveiro desenvolvem nova plataforma de comunicação interactiva
2002-10-24 - Executivo europeu quer estudos na área do eLearning
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários