Procurando avaliar o interesse dos operadores em novas alternativas para o fornecimento de serviços de acesso à Internet em banda larga com base na tecnologia DSL, a Anacom iniciou uma consulta pública para o naked DSL (NDSL), que permitiria aos fornecedores de serviço oferecerem aos consumidores a ligação sem que estes tenham de contratar o serviço de telefonia fixa.

Actualmente para ter uma ligação ADSL é necessário a uma parte dos consumidores ter uma linha telefónica fixa e o serviço de voz associado, seja qual for a forma de aplicação da assinatura. A oferta de ADSL sem o serviço fico de telefone da PT Comunicações já é possível mas apenas em zonas onde os operadores alternativos investiram em rede própria ou recorrem à Oferta de Lacete Local (alugando a linhas da rede da PT).

Com a introdução da nova oferta ficaria ao critério dos utilizadores a escolha ou não do serviço de voz fixo, o que na opinião da Anacom poderá aumentar a penetração do serviço de acesso Internet de banda larga.

A alternativa de naked DSL está já está disponível em vários Estados-Membros, entre os quais a Áustria, Bélgica, Dinamarca, França, Irlanda, Itália, Holanda, Suécia e Grã-Bretanha.

Em comunicado a Anacom sublinha que com a nova possibilidade os ISPs ficariam também com maior flexibilidade no desenvolvimento de ofertas retalhistas, dissociando a voz do ADSL. O regulador adianta ainda que o naked DSL "permite ainda a inovação através da promoção de condições mais favoráveis às ofertas integradas de comunicações fixas e móveis (potenciando o mercado dos MVNO a nível nacional) e de triple ou quadruple play, o que, em última instância, contribuirá para a promoção da penetração dos serviços de acesso à Internet em banda larga em Portugal".

O serviço de NDSL seria disponibilizado a nível grossista em conjunto com a actual oferta de Rede ADSL PT da PT Comunicações, pelo que não suscita à partida questões significativas de índole técnica ou operacional, diz ainda a Anacom.

Notícias Relacionadas:

2007-04-02 - Número de internautas portugueses aumenta 679% na última década
2007-02-08 - Anacom diz que preços de banda larga em Portugal são 3,6% abaixo da média na Europa