A Airplus Tv entregou na Anacom um pedido de nomeação de uma nova comissão de avaliação para o concurso da Televisão Digital Terrestre. A empresa, única concorrente da PT no concurso para a gestão dos canais pagos da TDT, quer que o procedimento de análise das propostas seja repetido, e que essa reavaliação seja feita por outra equipa.



"Este júri não demonstrou ter as qualidades de competência e de isenção necessárias para avaliar um processo desta natureza", considerou o presidente da empresa sueca em Portugal, Luís Nazaré, citado pelo Diário de Notícias.



O responsável garante que no Relatório de Análise e Apreciação das Candidaturas, a Airplus TV Portugal obteve melhor classificação em quatro dos sete critérios analisados. São eles soluções tecnologicamente inovadoras, interoperabilidade, sociedade de informação; qualidade do plano técnico; qualificação da oferta televisiva; difusão de obras criativas em língua portuguesa.



Os critérios em questão seriam os mais importantes, mas mesmo assim a pontuação mais elevada foi atribuída à PT que somou um total de 85 pontos, contra os 57 pontos da AirPlus Tv.



A empresa alega que existiram "irregularidades formais, patentes em todo o processo" e considera que os critérios de pontuação foram usados de forma arbitrária. "Não há uma escala única, concreta e objectiva de classificação", acrescentou Luis Nazaré num encontro com a imprensa.



"O júri chega a penalizar a proposta da Airplus TV Portugal devido às cores de impressão de alguns mapas, mas não fez qualquer pedido de clarificação durante o período de avaliação, tal como fez com a Portugal Telecom", afirma ainda Luís Nazaré.



A Anacom ainda não comentou o pedido da Airplus TV.





Notícias Relacionadas:

2008-05-29 - Concorrente da PT na TDT ameaça com recurso a tribunais

2008-06-27 - PT sai vencedora no concurso para a TDT

2008-06-25 - Luís Nazaré é o novo rosto da Airplus TV em Portugal