A Alcatel-Lucent e a Fundação para a Ciência e Tecnologia assinam amanhã um protocolo de cooperação para o lançamento de uma Cátedra que será financiada a 75 por cento pela empresa e seleccionada por concurso público no âmbito do Programa Ciência 2008.



No evento será também assinado um protocolo de cooperação entre a Alcatel-Lucent Portugal, os Bell Labs (estrutura de investigação da multinacional), a Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e a FCT. Este acordo tem como objectivo fomentar a cooperação entre instituições portuguesas e os Bell Labs e estabelecer uma ponte que permita a alunos portugueses terem acesso a estágios nos laboratórios americanos.



Na sessão de apresentação da Cátedra Debasis Mitra, vice-presidente dos Bell Labs, vai detalhar a estratégia dos Bell Labs e o "potencial para a sua ligação à comunidade científica e às empresas em Portugal", indica uma nota de imprensa do Ministério da Ciência e Tecnologia.



Os Laboratórios Bell têm sede nos Estados Unidos e funcionam há mais de 80 anos tendo já produzido mais 33 mil patentes, 3 mil das quais em 2007 e recebido 6 prémios Nobel.



Notícias Relacionadas:

2007-02-28 - Protocolo entre o Estado e a Universidade do Texas assinado no final da semana
2006-10-11 - Acordo com MIT marca ponto de viragem para comunidade académica