Foram hoje demonstradas publicamente as capacidades da Mobile Broadcast Tv baseada em tecnologia DVB-SH. A iniciativa foi promovida pela Alcatel-Lucent em parceria com a Vodafone numa sessão que juntou as duas empresas a membros do Governo e da Anacom.



A experiência foi pioneira em Portugal e serviu para mostrar aos presentes as potencialidades e qualidade de uma tecnologia que em breve poderá vir a ser adoptada. Para já, tudo não passou de uma mostra do projecto que, caso venha a ser aprovado pela Anacom e pelas restantes entidades competentes, poderá chegar a Portugal no próximo ano.



Para dar a conhecer as capacidades tecnológicas do DVB-SH foram utilizados na sessão equipamentos da Sagem Mobiles. Por enquanto não existem terminais móveis com capacidades adaptadas ao referido formato embora a sua chegada a Portugal esteja prevista para 2008, referiu António Carrapatoso, presidente da Vodafone Portugal, em declarações ao TeK.



A demonstração ao vivo da tecnologia utilizou o espectro de frequência em Banda S a operar na frequência 2.17-2.20 GHz. Em Fevereiro deste ano a Comissão Europeia deu parecer positivo acerca da utilização harmonizada deste espectro na União Europeia, nomeadamente no que toca à transmissão de serviços móveis via satélite, em especial no que se refere à televisão móvel.



No evento Mário Lino, Ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, referiu que é necessário "trazer apostas de valor para tornar Portugal num líder" tecnológico tendo em conta "a produção económica futura". O ministro aproveitou a sua intervenção para "saudar as duas empresas que nos permitem estar na linha da frente" com a apresentação desta tecnologia.



Ao longo da sessão várias personalidades convidadas mencionaram a importância que este projecto tem e o reconhecimento público que a primeira demonstração em Portugal de Mobile Broadcast TV no standard DVB-SH constitui no que se refere ao incentivo das comunicações móveis e em particular da mobile TV, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da UE.



António Carriço, Director de Inovação e Produtos Globais da Vodafone Portugal, indicou que a primeira demonstração em Portugal da solução híbrida de Mobile TV em parceria com a Alcatel-Lucent, não só demonstra o "compromisso" da empresa em "disponibilizar os melhores serviços móveis" aos clientes, como mostra a todo o país as capacidades de "uma das possíveis implementações a nível europeu de televisão móvel" baseada em standard DVB-SH.



Já António Beato Teixeira, Presidente e Administrador delegado da Alcatel-Lucent em Portugal, afirma que ao possibilitar esta emissão de televisão móvel é realçada a necessidade de inovar e acelerar o desenvolvimento de serviços novos e atractivos para os consumidores, como o Mobile TV.



À margem do evento foi explicado ao TeK que o protótipo mostrado hoje inclui oito canais de televisão. Destes, cinco são da Euronews e cada um é transmitido num idioma (português, francês, alemão, espanhol e inglês). Os restantes canais são a RTP, SIC e TVI. Dos três portugueses apenas a RTP não transmite em directo.



Carlos Vargas, director da RTP Mobile, referiu ao TeK que essa é uma opção da estação de televisão que optou por apostar em conteúdos pensados exclusivamente para a plataforma móvel. O responsável indicou que "o investimento feito nesta plataforma foi proporcional para o valor que o mercado representa" tendo em conta que esta aposta vem "alterar o panorama da utilização móvel" uma vez que as tecnologias actuais "assentam em tecnologias 3G […] e a oferta do DVB-SH representa um salto para uma qualidade superior".



Também em declarações ao TeK, António Carrapatoso indicou que a iniciativa de hoje é um teste "a uma nova tecnologia que ajudará ao desenvolvimento da televisão em Portugal". O responsável indicou que "a Vodafone conta com dezenas de milhares de utilizadores de mobile TV" e que acredita que a televisão móvel suportada por DVB-SH será "bem aceite" no nosso mercado, apesar de inicialmente os custos associados ao serviço e os terminais que o suportam poderem ser um pouco mais elevados do que os actualmente praticados no sector. Quanto ao investimento global no projecto, Carrapatoso referiu que poderá vir a "ultrapassar os gastos na televisão digital terrestre".



No início deste mês, a Anacom anunciou que havia dado autorização à Alcatel-Lucent para esta realizar ensaios técnicos para fins de demonstração da tecnologia DVB-SH, como a que aconteceu hoje, na sub-faixa de frequências 2175-2190 MHz. O período dado pelo regulador mantém-se até 15 de Março de 2008.



Notícias Relacionadas:

2007-07-18 - CE quer adoptar DVB-H como norma única para a Mobile TV na Europa

2006-03-09 - Viviane Reding defende reserva de espectro para serviços de Mobile TV

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.