
A nova geração Gigabit ainda está longe de ser uma realidade para a larga maioria das comunicações mas a Alcatel-Lucent já está a trabalhar na tecnologia que permite o routing de dados a 400 Gbps. Um novo processador, o FP3, hoje apresentado em Paris, suporta velocidades de transmissão quatro vezes superiores às actualmente disponibilizadas.
Os novos chips vão integrar os routers para operadores a partir de 2012, permitindo-lhes oferecer serviços com maior largura de banda, e garantindo ainda a redução do consumo de energia em 50%, garante a empresa.
O avanço é especialmente importante para as exigências de ligações de vídeo e de um número crescente de serviços de cloud computing, que já começam a sobrecarregar as redes, e que se tornarão mais intensas no futuro. Segundo dados da Alcatel-Lucent, um único processador FP3 pode gerir 70 mil streams de vídeo de alta definição ou 8,4 milhões de sessões de comércio na cloud.
A empresa já tinha estado na linha da frente do lançamento das soluções de 100G e é agora a primeira empresa a desenvolver tecnologia para que as redes IP possam acelerar até aos 400 Gbps.
Embora o chip tenha sido desenvolvido pela Alcatel-Lcent, q empresa envolveu vários parceiros no fornecimento de semicondutores, entre os quais se contam a Samsung Semiconductor, NetLogic Microsystems, Micron e a Broadcom, entre utros, e que vão providenciar componentes complementares que suportam a transição para as novas tecnologias de rede.
O desenvolvimento do FP3 integra a visão da Alcatel-Lucent de High Leverage Network, na qual a empresa se foca nas soluções para o interesse crescente de largura de banda, facilitando aos fornecedores de serviços a rentabilização das ofertas.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Já pode jogar em streaming os jogos da Xbox que estão na sua biblioteca -
App do dia
Sem motivação para alcançar os seus objetivos? BeeDone transforma a rotina de maneira divertida -
Site do dia
InstaCharts: uma ferramenta online para criar visualizações de dados instantâneas -
How to TEK
Faça “mirror” do iPhone ou iPad diretamente no ecrã do computador
Comentários