(Actualizada) Um grupo constituído por 145 empresas que operam na área da electrónica, onde se incluem fabricantes de PCs e de telemóveis anunciaram hoje uma aliança que terá como principal objectivo dinamizar o desenvolvimento de computadores, electrónica de consumo e dispositivos móveis capazes de partilhar informação entre si seja ela música, filmes ou conteúdos televisivos.



O trabalho desta Digital Living Network Alliance será dirigido à uniformização das normas desenvolvidas e adoptadas por cada fabricante, para que a compatibilidade entre equipamentos de um número cada vez mais vasto de marcas seja uma realidade, aumentando as potencialidades da tecnologia, sobretudo ao nível das redes domésticas.



A apresentação do grupo fica por isso marcada pela apresentação de um conjunto de Home Networked Device Interoperability Guidelines na versão 1.0 onde se inclui a escolha de um leque de standards definidos como os mais adequados para proporcionar ao utilizador uma experiência multimedia interessante.



Do plano de actividades faz também parte a criação de um selo que comprove o seu cumprimento e que funcionará como uma espécie de certificação de produtos.
As previsões apontam para que o selo de conformidade esteja operacional no início do próximo ano e que os primeiros produtos certificados surjam na segunda metade de 2005.



Em cima da mesa está também a possibilidade dos membros da aliança virem a adoptar novos standards que entretanto sejam desenvolvidos e aprovados, embora do âmbito de trabalhos da aliança não faça parte o desenvolvimento de novas normas.

Para além da dinamização de um mercado com enorme potencial mas com uma representatividade ainda muito reduzida os membros da aliança contam beneficiar das vantagens de estar linha da frente numa iniciativa que poderá ter melhor sorte que outras promovidas anteriormente, dado o forte suporte por parte da indústria. Essa é uma das razões que junta à iniciativa nomes como a Microsoft, a Nokia, a HP ou a IBM.



Algumas destas empresas já faziam parte da iniciativa Digital Home Working Group (DHWG) que é agora convertida nesta nova aliança, com mais apoios e objectivos mais claros. O DHWG - que contou também com os apoioso da Sony e da Intel - teve algum sucesso numa fase inicial, sobretudo na promoção da compatibilidade entre leitores de música portáteis e PCs, acabando depois por se tornar menos activo. Aguardam-se agora os resultados desta nova versão.



Esta nova tentativa procura facilitar a utilização dos equipamentos em rede e aumentar o interesse dos consumidores para as potencialidades dos seus equipamentos. Segundo números da consultora americana The Diffusion, citados pela Reuters, actualmente apenas 6 por cento das ligações domésticas de Internet são utilizadas para ligar em rede outros equipamentos domésticos.



Em conferência de imprensa, os responsáveis pela iniciativa adiantaram que o próximo conjunto de linhas mestras sobre o qual os membros tentarão chegar a acordo tem a ver com a protecção dos direitos de autor e dos conteúdos. O objectivo é fornecer guidlines sobre a tecnologia que deverá ser utilizada pelos membros, uma tarefa que se avizinha difícil tendo em conta o número de associados da iniciativa e as diferentes perspectivas sobre o assunto.



Nota de Redacção[10:33 23-06-2004]: A notícia foi actualizada com informação disponibilizada na conferência de imprensa de apresentação da Aliança.



Notícias Relacionadas:

2003-05-23 - Rede domésticas presentes em 44% dos lares online norte-americanos até 2008