A Altice Arena tem a partir de hoje um site fixo de 5G que garante a cobertura de rede móvel de quinta geração, que se junta a outros que a operadora já tem a funcionar, para já ainda só para testes. A ligação entre a sede da MEO, em Picoas e a Altice Arena foi esta manhã demonstrada através de uma videochamada.

A demonstração de videochamada em 5G assinala o início do Web Summit, que está instalado no Parque das Nações durante esta semana, mas também a assinatura de um acordo com a Arena Atlântico para garantir o naming do espaço de espectáculos por mais 10 anos. "A Altice no projeto empresarial tem olhado para cultura, entretenimento, espetáculo e música.[ ... ] Hoje celebramos o continuar desta parceria, mais 10 anos ao lado da fantástica equipa da Altice Arena", afirmou Alexandre Fonseca na apresentação da parceria.

5G com videochamada

Os smartphones utilizados são os Huawei Mate 20X 5G, e a ligação foi feita entre a antena de Picoas e do Altice Arena, onde a operadora tem instalados dois arrays de antenas fixos, com espectro cedido pela Anacom, mas só com 60 MHz e não com os 100 MHz que permitiria maior cobertura e também alcançar velocidades de débito mais elevadas.

De Picoas a chamada foi feita por Luis Alveirinho, CTO da Altice, mas foi depois Alexandre Fonseca, CEO da empresa, que realizou a videochamada com o diretor de engenharia, que estava na Altice Arena a postos para a ligação.

Luis Alveirinho fez depois um teste de velocidade, no topo do edifício de Picoas, sede da Altice, alcançando os 400 Mbps, mas explicou aos jornalistas que com mais espectro poderiam ter sido alcançados os 1 Gbps, ou 2 Gbps que já são possíveis com esta tecnologia.

A Altice é parceira tecnológica do Web Summit e, pelo quarto ano consecutivo, assegura todas as redes e comunicações do evento. Este ano adiciona a cobertura 5G da Altice Arena, utilizando equipamento da Huawei e cobrindo as salas principais, os espaços de passagem e a entrada principal. A Altice Arena torna-se assim a primeira Arena em Portugal e uma das primeiras na Europa com esta tecnologia.

Há porém uma limitação: mesmo que os visitantes já tenham telemóveis 5G, e até sejam assinantes de redes 5G internacionais, do Reino Unido ou de Espanha, não vão poder utilizar a rede disponibilizada, que para já só serve para testes, com acesso limitado a utilizadores autorizados.

WiFi reforçado para suporte a 70 mil visitantes

Para além da rede 5G a Altice fez ainda um reforço da cobertura 4,5G na Altice Arena e nos pavilhões da FIL. Segundo a empresa, durante a edição de 2019, são esperadas mais de três milhões de sessões únicas estabelecidas à rede WiFi, através de mais de 55.000 dispositivos únicos ligados com tráfego de 90 TBytes de dados.

A infraestrutura da Altice Arena foi ainda reforçada para suportar 20 mil dispositivos "pendurados" na rede Wireless, com quatro acessos em Fibra Ótica a 10 Gbps redundantes ao nível de traçados e de centrais e ainda a capacidade de suportar upload de vídeos em direto. Estão ainda envolvidos 44km de cabo de rede UTP e 3km de fibra ótica a cobrir os dois espaços.

A capacidade máxima da rede foi reforçada para suportar 130 mil dispositivos na rede Wireless e a Altice Portugal alocou ainda meios humanos especializados e altamente qualificados. Nos últimos quatro meses, mais de uma centena de colaboradores estiveram envolvidos na preparação da rede e durante o evento mais de 160 colaboradores vão estar em permanência no Web Summit, com equipas dedicadas 24x7 na supervisão e monitoria das redes Wireless, TV, Wired e Móvel, além de equipas em estado de prontidão para intervir no local, de imediato, em caso de necessidade.

Mais 5G no Web Summit

O 5G vai ser um dos destaques no Web Summit, como seria de esperar numa cimeira tecnológica e a Huawei vai ter na área de exposição, entre os pavilhões e a Altice Arena, um showroom 5G com aplicação prática da tecnologia enquanto acelerador e transformador dos negócios das empresas. Cloud VR, Cloud Gaming e Cloud PC são as principais áreas de demonstração deste showroom, com diversas experiências que mostram as vantagens da tecnologia, não só na velocidade mas também na baixa latência.

A NOS também comunicou que vai ter cobertura integral do Web Summit com 5G. Segundo a empresa, a FIL e o Altice Arena, assim como áreas adjacentes, vão estão “cobertas por uma rede 5G integralmente operacional para pilotos, com espectro na banda dos 3,5 GHz solicitada à ANACOM para efeitos de testes”. Ainda na semana passada a operadora anunciou que tem a cobertura integral da cidade de Matosinhos com rede 5G, embora não exista ainda licença para operação comercial.

O SAPO TEK está a acompanhar o Web Summit e para além das notícias de antecipação, nos próximos dias vai trazer os temas e as tendências mais relevantes. Encontramo-nos por lá?

Veja ainda a galeria de imagens que vamos recolhendo no nosso Diário do Web Summit.

Nota da Redação: A notícia foi atualizada depois do encontro com jornalistas que decorreu esta manhã em Picoas. Última atualização 14h41.