O prémio “Aplicação de IA mais inovadora para melhorar a experiência do cliente” foi entregue à Altice Labs no FutureNet World 2025 Awards. A solução baseada em inteligência artificial generativa combina funcionalidades da plataforma conversacional BOTSchool e o sistema de diagnóstico e monitorização NOSSIS Assurance.

A Altice Portugal explica que, na prática, “a solução processa automaticamente a informação dos utilizadores no momento inicial da chamada para o apoio ao cliente, cruzando-a com as condições reais da rede e identificando padrões habitualmente não detetáveis pelas ferramentas de monitorização tradicionais”, lê-se no comunicado.

A correlação dos dados dos testes de diagnóstico, que são lançados em tempo real pelo NOSSIS Assurance, apresenta informações transmitidas pelos clientes. Isso permite acelerar de forma significativa a identificação de falhas comuns de rede, fazer o diagnóstico e apresentar a resolução. Isso permite um serviço de atendimento mais rápido e eficiente, melhorando a qualidade do serviço, segundo a Altice.

O laboratório de tecnologia da Altice diz que o prémio reconhece o compromisso contínuo de melhorar a experiência do cliente através de soluções inteligentes e proactivas. Paulo firmeza, diretor-geral da Altice Labs, disse que a solução representava um passo significativo da resposta da empresa, mais ágil e eficaz, capaz de se adaptar às necessidades dos utilizadores. “Este reconhecimento internacional motiva-nos a continuar a desenvolver tecnologia que faz a diferença”.

O evento em questão, o FutureNet World, realiza-se anualmente em Londres e é uma referência mundial ao reunir os líderes do sector das telecomunicações. No evento discutem-se prioridades estratégicas e comerciais, promove a automação de redes e IA, de onde são mostradas tecnologias inovadoras para operações inteligentes e autónomas.