Os serviços de telefonia móvel foram o maior alvo de reclamações junto da Anacom entre janeiro e março de 2013, ao totalizarem 3.414 queixas das 14.682 registadas no total por todos os serviços de comunicações eletrónicas. Em comparação com o último trimestre do ano passado o número de reclamações baixou.

Os serviços de Internet e de televisão por subscrição deixaram de estar no topo das queixas apresentadas, lugar agora ocupado pelos serviços de telefonia móvel. Das mais de três mil reclamações apresentadas, quase metade foi relativa à avaria dos equipamentos ou sobre a sua reparação dentro do tempo de garantia.

O segundo tipo de queixas mais comum diz respeito aos contratos firmados com os prestadores de serviços, enquanto a questão da portabilidade – uma das áreas onde a Anacom mais multas aplica -, ocupa a terceira posição.

[caption]Anacom[/caption]

Das 1.891 reclamações apresentadas contra os prestadores de serviços de acesso à Internet, 63,9% dizem respeito a problemas de contrato, como a real velocidade do tarifário subscrito ou o cancelamento de acordo entre as duas partes.

Também no caso da televisão por subscrição, uns semelhantes 63,2% das 1.457 queixas recaem igualmente sobre os contratos com as operadoras, ainda que neste caso parte das reclamações esteja ligada às informações dadas aos clientes antes dos contratos serem assinados.

Mais uma vez são os contratos quem lideram as 1.175 reclamações apresentadas no segmento dos serviços de telefonia fixa.

Em quase todos os casos, o número de queixas diminuiu significativamente quando comparado com o trimestre anterior. Outros serviços como o TDT e a queixa múltipla de serviços também tiveram alto volume de queixas:

[caption]Anacom[/caption]

Como refere a Anacom, os valores apresentados dizem respeito ao número de queixas que foram apresentadas diretamente à entidade reguladora ou que foram escritas nos livros de reclamações dos prestadores de serviços. A Autoridade Nacional das Comunicações acredita assim que os valores apenas sejam representativos de uma parte do valor real de reclamações.

A autoridade revela ainda que cada queixa pode recair sobre mais do que um serviço.

Aos dados divulgados sobre os serviços de comunicações eletrónicas acrescem ainda mais 1.951 reclamações relativas aos serviços postais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.