O Android deverá tornar-se o sistema operativo móvel mais usado em smartphones ainda durante este ano, ultrapassando o actual líder de mercado mundial, o Symbian, da Nokia.

As previsões foram apresentadas pela Canalys, que divulgou a sua análise de mercado concluindo que o sistema operativo móvel da Google está preparado para ter o seu melhor ano em termos de volume, desde que continue a contar com o apoio de operadores e fabricantes".

Tim Shepherd, analista da empresa citado pela imprensa internacional, afirmou que espera que "a plataforma supere este ano o Symbian, como sistema operativo número um" a nível mundial.

As expectativas surgem na sequência dos resultados alcançados em 2010, que tem sido consensualmente considerado um ano memorável no que respeita à ascensão do Android.

Nos primeiros três trimestres do ano passado, as vendas de dispositivos com o SO de código aberto cresceram mais de 1000%, face aos valores verificados em período homólogo, e no último trimestre de 2010, foram vendidos cerca de 20 milhões de telefones Android.

O número valeu-lhe uma quota de mercado de 25 por cento, num total de 80,9 milhões de telefones inteligentes vendidos nos últimos três meses do ano. O Symbian, que lidera o segmento, é responsável por 37 por cento do mercado.