A Google anunciou ontem a disponibilidade da Chrome to Phone, uma extensão que vai facilitar a transferência de links e outras informações do browser no PC para um telemóvel com Android.



Como explica a empresa no blog oficial, a aplicação acrescenta um botão ao browser através do qual é possível enviar directamente informação para posterior consulta no smartphone. Seja de um vídeo no YouTube, um contacto, ou um link para uma notícia que o utilizador começou a ler no browser do PC, mas pretende acabar de ler no dispositivo móvel, enquanto está em trânsito.



A nova extensão também pode ser usada para passar informação recolhida no Google Maps, numa mecânica idêntica à usada para passar links de notícias entre dispositivos.



Para tirar partido da funcionalidade é necessário ter à disposição um equipamento móvel que suporte a mais recente versão do sistema operativo Android, a versão 2.2, que ainda não chegou a Portugal. Para já a aplicação está apenas disponível em inglês, mas a prazo deve ficar disponível em mais línguas.



Outra novidade que ficou disponível para os utilizadores da mais recente versão do sistema operativo Android, aberto mas promovido pela Google, relaciona-se com as melhorias ao nível do sistema de comandos de voz.



Voice Actions é o nome da nova aplicação através da qual é possível ditar mensagens de texto, procurar música, ditar direcções ou dar instruções ao telefone para ligar para um número específico.


O utilizador dita as instruções e o sistema de reconhecimento de voz entra em acção. O resultado final fica sujeito a confirmação do utilizador, que com a aplicação passa a poder explorar melhor aquele tipo de característica do sistema.