A Comissão Europeia disponibilizou uma aplicação que permite aos utilizadores de telemóveis a contabilização dos níveis de CO2 que emitem na atmosfera através da medição das suas actividades diárias. O MobGAS é apresentado hoje oficialmente no âmbito da abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as alterações climáticas no Bali.



De acordo com a porta-voz da área de investigação da CE, Antónia Mochan, o MobGAS "para além de registar as emissões de CO2 individuais", permitirá conhecer "o impacto dos comportamentos de cada um no aquecimento global terrestre".



A aplicação é gratuita e estará disponível na página oficial do projecto no site da Comissão Europeia. No programa deverão ser incluídas todas as actividades que o utilizador vai efectuando ao longo do dia e que implicam o consumo de energia, como por exemplo o tempo que passa a cozinhar, que transporte utiliza para deslocar-se, quanto tempo vê televisão, entre outros.



Os dados, traduzidos em níveis de CO2 emitidos, serão registados numa página online de forma a ser mais fácil efectuar uma análise comparativa entre países.



Actualmente, 21 por cento das emissões de CO2 estão ligadas a processos associados à indústria, 30 por cento à produção energética, 20 por cento aos transportes, 9 por cento à agricultura e 3 por cento a lixos de várias origens.



Notícias Relacionadas:

2007-11-15 - UE recolhe 2,2 milhões de toneladas de lixo electrónico anualmente