A Apple revelou ontem que vai disponibilizar segundo o modelo open-source o código fonte da sua tecnologia de redes Rendezvous, confirmando desta forma os rumores publicados na comunicação especializada no início deste mês.



A tecnologia Rendezvous, que permite que dispositivos ligados em rede se detectem uns aos outros automaticamente, baseia-se em protocolos padrão aberto aprovado pela Internet Engineering Task Force (IETF), como o IP (Internet Protocol), ARP (Address Resolution Protocol) e DNS (Domain Name System).



Esta funcionalidade recorre a esses protocolos e à tecnologia - que evita a necessidade de configuração da rede (Zero Configuration Networking) - para descobrir e ligar automaticamente dispositivos através de qualquer rede IP, como as redes Ethernet ou wireless baseadas na especificação 802.11.



As principais fabricantes de hardware e periféricos como a Epson, Hewlett-Packard, Lexmark, Philips e Xerox já anunciaram que incorporaram suporte para a Rendezvous numa vasta gama de produtos desde impressoras de rede, consumíveis electrónicos, software de gestão de bases de dados empresariais e aplicações educativas.



Ao disponibilizar livremente o código fonte desta tecnologia, a Apple pretende tornar mais fácil a utilização do Rendezvous por parte de programadores e fabricantes nos seus dispositivos ligados em rede ou aplicações de software. O código fonte do Rendezvous inclui ainda software para suportar sistemas e dispositivos informáticos baseados em Unix, Linux, Windows.



A versão 10.2 do Mac OS X com o nome de código Jaguar suporta o Rendezvous. Esta tecnologia é também empregue pela aplicação iChat da Apple. A companhia de Steve Jobs está a colaborar com o grupo de trabalho Zeroconf da IETF de forma a ajudar a desenvolver uma tecnologia de redes IP de configuração zero. A empresa está também a submeter o Rendezvous para ser aprovado pela IETF como um padrão industrial aberto, como parte do processo de padronização que está a ser realizado por essa organização.



A partir de agora, os programadores e fabricantes podem efectuar o download do Rendezvous em modelo open-source e nos termos da Licença de Fonte Pública da Apple nesta página. Esta tecnologia é apenas uma parte de uma série de lançamentos open-source efectuados ontem pela Apple que inclui o sistema operativo Darwin 6.0.1 e plug-ins de directório aberto.



Notícias Relacionadas:

2002-09-02 - Apple disponibiliza Rendezvous em formato open-source