Um novo estudo divulgado pela APRITEL aponta uma série de melhorias que deveriam ser introduzidas na oferta de realuguer da linha de assinante (ORLA). a associação de operadores de telecomunicações diz em comunicado que as propostas agora avançadas já foram comunicadas à ANACOM, sugerindo alterações às regras com que os operadores alternativos podem comercializar serviços de telecomunicações revendendo o serviço básico da PT Comunicações.

A APRITEL tinha já tomado uma posição semelhante relativamente à Oferta de Referência de Acesso ao Lacete Local (ORALL), fazendo críticas e sugestões para alteração de algumas das regras com o objectivo de agilizar o processo entre os operadores.




A Associação considera que com a entrada em vigor da ORLA existe em Portugal mais um instrumento de liberalização do mercado de telecomunicações, tendo Portugal integrado um grupo ainda limitado de países que permite o realuguer da linha de assinante, a par da Irlanda, Noruega, Dinamarca e Reino Unido. Porém, a associação diz que ainda se está longe de atingir a sua implementação efectiva

Entre as propostas de alteração agora apresentadas, a APRITEL indica a possibilidade dos operadores de poderem revender o serviço RDIS, a introdução de mecanismos concretos para reduzir os erros na activação do serviço através de um operador alternativo e sistemas de informação eficazes para encomenda, provisão e gestão de avarias, assim como a implementação desde já de mecanismos de suspensão temporária do serviço a pedido do cliente ou do operador (por falta de pagamento).

A associação propõe ainda que deixem de ser utilizados os formulários ao cliente com logótipos da PTC, que se impeça a desactivação da pré-selecção sem o envio prévio do pedido por parte do operador Beneficiário e seja garantida a implementação rigorosa do período de guarda contra acções de "winback". Adicionam-se a estas propostas a melhoria dos processos de notificação de avarias e agendamento de visitas aos clientes para resolução de anomalias técnicas,

Notícias Relacionadas:

2006-11-14 - APRITEL propõe revisão da ORALL para a massificação da banda larga em Portugal