A Astra reuniu hoje um conjunto de jornalistas e potenciais parceiros para apresentar uma oferta de serviços de banda larga para o mercado doméstico e empresarial, através de satélite. Do portfólio de serviços fazem ainda parte web cast, streaming, rádio e TV oferecidos numa única antena.
Simon Van den Dries, responsável pelo serviço de dados de uma das subsidiárias do grupo, explicou que o objectivo é chegar a acordo com um ou dois operadores ou service providers com forte presença nos segmentos residencial e empresarial. Segundo as previsões do responsável, que não adiantou mais pormenores sobre as negociações, a Astra deverá ter os primeiros serviços disponíveis em Portugal antes do final do ano.
Na Internet, a empresa oferece serviços de banda larga unidireccional - através da Astra - e bidireccional - através da participada Satlynk, representada na conferência de imprensa por Simon Van den Dries. Este responsável explicou os três pacotes de serviços que a empresa tem para oferecer aos parceiros e consequentemente ao mercado português, que se dirigem aos segmentos residencial e SOHO, PMES e grandes empresas, que variam nas capacidades de transmissão de dados e leque de funcionalidades disponíveis.
Na apresentação, a Astra deu alguns exemplos de serviços empresariais que colocará à disposição dos parceiros como a transferência de ficheiros multicast ou o streaming IP via satélite para múltiplas localizações na Europa que permite aplicações como o eLearning, criação de canais de eCommerce, entre outras, adiantando ainda que estes podem chegar ao consumidor através de uma tarifa plana ou mediante pagamento por serviço em velocidades que variam entre os 64 kbps e os 2 MB.
José Luis Garate, responsável pela área de banda larga para a Península Ibérica explicou que o objectivo da Astra não passa por competir directamente com outros serviços terrestres de banda larga como o cabo ou o DSL, mas antes assumir-se como "oferta alternativa com condições para cobrir zonas remotas ou de fraca densidade populacional".
O grupo deu ainda alguns indicadores em termos de preços, avançando que um serviço de Internet de alta velocidade para empresas poderá custar à volta de 100 euros, enquanto a subscrição de um serviço de televisão interactiva, via satélite, pode estar disponível desde 5 euros mês, permitindo aos players que o fornecem tirar partido de funcionalidades como o SMS, televotação, televendas, entre outros.
O Grupo SES, que engloba a Astra, obteve em 2003 receitas globais de 1.207 milhões de euros, lucros de 205 milhões de euros e um EBITDA de 943 milhões de euros. Na Europa a oferta do grupo é apoiada por 13 satélites que ocupam as principais posições orbitais.
Esta não é a primeira vez que a Astra tenta entrar no mercado nacional, através de parceiros, tendo já em 2000 anunciado intenção de estabelecer acordos com fornecedores de serviços que colocassem ofertas de Internet via satélite no mercado português.
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2000-05-18 - Astra propõe Internet via satélite em Portugal
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