Em vésperas do Techdays Aveiro 2018, a Altice, através da Altice Labs, e a Ericsson decidiram testar na “Veneza de Portugal” o Caso de Uso 5G Mini Bus. Este autocarro de pequena dimensão, com capacidade para seis pessoas, está esta segunda-feira em circulação na cidade.

Além de conduzir sozinho, o Mini Bus 5G, que resulta ainda do contributo da CarMedia e da EasyMile, oferece acesso à plataforma de gestão de conteúdos Ultra TV, desenvolvida pela Altice Labs, em parceria com a Universidade de Aveiro. Tal permite aos seis passageiros interagirem com aplicações e acederem a serviços municipais vários.

O objetivo é mostrar a convivência entre o 5G, próximo marco fundamental na evolução das comunicações móveis, e a Inteligência Artificial, que será o cérebro dos veículos em substituição do condutor de hoje, que dá na autonomia do Mini Bus.

No futuro, a intenção é que os passageiros destes veículos autónomos dotados de ligações 5G possam ocupar-se com atividades lúdicas ou profissionais durante as suas deslocações, desde entrar em videoconferências e outras tarefas executivas, a usarem o computador ou o telefone para jogarem ou navegarem noutras aplicações.

A apresentação deste “caso de uso” acontece a três dias do arranque do Techdays Aveiro 2018.