Em Janeiro de 2009, 95,3 por cento das empresas com dez e mais pessoas utilizavam computador e 92,7 por cento dispunha de acesso à Internet, a grande maioria (81,7%) com ligações de banda larga, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) no seu mais recente "Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Empresas", divulgado esta quarta-feira.

Entre as tecnologias de de banda larga, a mais utilizada é a DSL (80,7%), seguindo-se as ligações móveis (24,3%).

O relatório do INE acrescenta que a utilização das TIC varia na razão directa da dimensão da empresa, ou seja são as grandes organizações que mais usam as tecnologias.

Entre as empresas com 250 e mais funcionários todas utilizam computador, email e acedem à Internet. Entre as de média dimensão, os valores passam para os 99,8 por cento no que diz respeito ao computador, 99,6 por cento ao email e 99,2 por cento às ligações à Internet.

Já nas pequenas empresas (entre 10 e 49 pessoas ao serviço) o computador é utilizado em 94,5 por cento dos casos, o correio electrónico em 88,9 por cento e a Internet em 91,6 por cento.

Seis por cento das empresas com mais de 250 pessoas ainda admitem não ter um site e dois por cento dizem não ter Internet de banda larga. Nas companhias com menos de 50 pessoas, porém, 57 por cento não tem presença online.
Os dados do INE revelam ainda que, em 2008, 15 por cento das empresas receberam encomendas de bens ou serviços por via electrónica e 18,4 por cento realizaram encomendas pelos mesmos meios.

Tal como acontece em relação aos restantes indicadores, o comércio electrónico é um recurso mais utilizado entre as organizações de maior dimensão. Entre estas 32,8 por cento receberam e 30,8 por cento efectuaram encomendas. No conjunto das médias empresas as proporções são de 17,9 e 19,1 por cento, respectivamente, enquanto entre as de menor dimensão os valores passam para 14,2 e 18,1 por cento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.