Em entrevista a um jornal The National, de Abu Dhabi, o CEO da BlackBerry garantiu que a empresa ao longo do ano conta lançar mais dois novos smartphones com Android.

O plano não é novo mas a divulgação na semana passada dos resultados do primeiro trimestre  do BlackBerry Priv no mercado deixaram dúvidas, de que seria para continuar.

O próprio John Chen já tinha admitido que a aposta no Android seria a última cartada da fabricante canadiana nos smartphones. No trimestre entre outubro e dezembro do ano passado a marca vendeu 600 mil unidades do modelo, um número que está muito aquém das expectativas da própria marca.

John Chen reconhece agora que a performance não é a desejada e admite que essa seja uma consequência de um posicionamento menos feliz da marca em termos de preço, nesta primeira aposta no sistema operativo da Google.

O CEO acredita agora que se o Priv fosse mais barato teria conseguido melhores resultados de vendas, tendo em conta os comentários que foi ouvindo e recebendo dos clientes. “O facto de termos optado por lançar um telefone de gama alta provavelmente não foi tão inteligente como deveria ter sio”, refere o responsável. Chen acrescenta que o Priv, à venda por 699 dólares, foi posicionado numa gama “demasiado alta”, o que levou muitos clientes com vontade de o experimentar a não concretizar uma compra.

As próximas apostas no Android devem assim ter em conta a aprendizagem que a marca entretanto fez. Na mesma entrevista o CEO da BlackBerry quando fala nos comentários que a empresas recebeu de utilizadores empresariais refere que estes disseram à marca que estavam á espera de um equipamento com um preço por volta dos 400 dólares. Admite-se que este seja o valor de referência dos sucessores do BlackBerry Priv, que pode ver na imagem em baixo.