Depois da operadora KNP Mobile ter lançado comercialmente o serviço i-mode no passado dia 4 na Holanda e na Alemanha no dia 8 de Março, através sua filial E-Plus, chegou agora a vez da NTT DoCoMo , que desenvolveu a tecnologia, estabelecer um acordo com a operadora de telecomunicações francesa Bouygues Telecom . Segundo os termos deste negócio a DoCoMo irá licenciar e transferir o browser de serviço telefónico baseado no i-mode para a empresa francesa.

Para Martin Bouygues, presidente e director executivo da Bouygues SA, empresa mãe da operadora de telecomunicações, o que a Bouygues Telecom necessita é de arrancar o mais rapidamente com o negócio multimédia móvel, possível com a tecnologia i-mode.

De acordo com este responsável, o objectivo é transformar a Bouygues numa empresa de comunicações com um modelo de negócio direccionado para o fornecimento de serviços, como a DoCoMo, acrescendo a vantagem do i-mode utilizar a linguagem HTML.

Nos termos do acordo entre estas duas empresas está incluida a utilização da marca i-mode pela Bouygues Telecom, sendo que esta está a considerar a comercialização de uma versão francesa do i-mode no espaço de um ano. A cargo da japonesa DoCoMo fica a disponiblização dos terminais compatíveis.

A versão francesa do i-mode irá funcionar em telemóveis com GPRS, como aconteceu na Alemanha. Espera-se que em breve este serviço esteja presente em telefones de terceira geração da norma W-CDMA. Neste sentido a Bouygues Telecom irá apesentar um pedido de licença 3G ao governo francês já no próximos dia 16 de Maio e caso seja aprovado a operadora prevê o lançamento de serviços de 3G após a avaliação das tendências do mercado entre 2003 e 2004.

Noticias Relacionadas:
2002-04-04 - i-mode disponível na Holanda a partir de hoje

2002-03-04 - Tecnologia i-mode chega à Alemanha no final da semana

2001-12-19 - KNP Mobile vai lançar i-mode no início de segundo trimestre de 2002