A NTT DoCoMo, operadora japonesa de telecomunicações, afirmou ontem que irá oferecer o seu serviço de Internet móvel i-mode em França a partir da próxima semana, através da rede de telecomunicações sem fios GPRS da Bouygues Telecom.



De acordo com um comunicado divulgado, o serviço será inaugurado no dia 15 de Novembro. Com este anúncio, a França passa a ser o sexto país onde o i-mode é disponibilizado, para além do Japão, Alemanha, Bélgica, Holanda e Formosa.



O anúncio de ontem vem no seguimento de um acordo de licenciamento assinado em Abril entre a NTT DoCoMo e a Bouygues Telecom, a terceira maior operadora francesa de telecomunicações, contando com seis milhões de assinantes. Este acordo visou o fornecimento de patentes e tecnologias para serem utilizadas no serviço.



A maior operadora de telemóveis do Japão tem registado alguns fracassos com os seus negócios no estrangeiro, tendo em conta o cada vez mais difícil mercado global de telecomunicações. Recentemente, a empresa afirmou que estava a considerar suspender os seus investimentos internacionais dado o mau estado da economia mundial, depois de ter anunciado perdas enormes com os negócios nos Estados Unidos, Holanda e Grã-Bretanha.



O i-mode foi lançado pela NTT DoCoMo em 1998 e os seus utilizadores domésticos rondam actualmente os 35 milhões - cerca de 60 por cento do mercado, de acordo com a companhia. Este popular serviço permite que os utilizadores troquem emails, pesquisem por restaurantes e horários de comboio e efectuem o download de imagens para os pequenos ecrãs de telemóvel.


Notícias Relacionadas:

2002-04-19 - Bouygues Telecom e NTT DoCoMo em acordo para implementar i-mode em França

2002-04-04 - i-mode disponível na Holanda a partir de hoje

2002-03-04 - Tecnologia i-mode chega à Alemanha no final da semana

2001-12-19 - KNP Mobile vai lançar i-mode no início de segundo trimestre de 2002