No final do trimestre, terminado em março, eram 102,3 milhões de brasileiros com acesso a uma ligação de Internet, número que representa um crescimento de 9% face ao terceiro trimestre de 2012, o último período em que a empresa de estudos de mercado Ibope Media revelou dados em relação ao uso da tecnologia.



O número é considerado histórico e um sinal da massificação da utilização da Internet no Brasil, que nos anos mais recentes tem sido um dos países com crescimento mais rápido no acesso à tecnologia.




A maioria dos utilizadores contabilizados na pesquisa acedia à Internet a partir de uma ligação doméstica ou no trabalho. Dados mais recentes, relativos já ao segundo trimestre, indicam que 73,7 milhões de brasileiros têm Internet em casa. Quase três milhões usavam a tecnologia a partir do emprego. Os restantes utilizam a Internet a partir de escolas, cibercafes ou outros locais de acesso público.



O estudo considerou internautas entre os 2 e os 15 anos, com acesso à Internet a partir de casa e, a partir dos 16 anos, com acesso a partir de vários locais.



Outra pesquisa, divulgada também no final da semana passada, mostra que no 4G o desenvolvimento segue a passo bem mais lento. A expectativa do regulador brasileiro das comunicações para a penetração das redes móveis de quarta geração, uma alternativa à banda larga via rede fixa, apontava para quatro milhões de subscritores até final do ano.



O estudo, realizado por uma consultora do sector, prevê um número muito inferior de utilizadores da tecnologia até final de 2013: um milhão. Os mesmo dados indicam que nos primeiros três meses do ano o serviço, cuja cobertura está a ser acelerada para chegar a tempo a todas as cidades que em 2014 receberão o mundial de futebol no país, contava apenas com 170 mil utilizadores.



Os elevados preços e a reduzida oferta de equipamentos são os fatores apontados como justificação para o lento descolar do 4G.