A British Telecom anunciou ontem que pretende fazer chegar a banda larga a 100 por cento da população britânica, até 2005. A operadora garante deter hoje uma taxa de cobertura de 80 por cento da população, que pretende fazer subir para os 90 por cento no próximo ano e para a totalidade da população no ano seguinte.



Para alcançar este objectivo o operador inglês apelou à colaboração dos operadores locais, abrindo as portas a novas parcerias e ao sector público, sugerindo novas formas de cooperação com o governo de Blair no sentido de aumentar os índices de cobertura do território, sobretudo nos organismos públicos, sugere em comunicado.



Para alcançar os seus objectivos a operadora britânica está a utilizar as tecnologias convencionais, mas está também a testar uma tecnologia alternativa que utilizará para cobrir as zonas rurais do Reino Unido, onde não é possível chegar através de cabo ou linha telefónica, escreve a BBC com base em declarações efectuadas por Pierre Danon, responsável pela área de retalho da empresa.



Numa primeira fase foram seleccionadas quarto áreas, num total de 105 utilizadores, para testar a viabilidade da tecnologia que funciona através de sinal rádio e fornece uma ligação always-on. Se a experiência, que irá durar três meses (abrangendo as zonas de Ballingry, Escócia, Pwllheli em Gales, Porthleven em Cornwall e no norte da Irlanda), for bem sucedida o serviço será estendido a outras zonas, contribuindo para os objectivos de cobertura total do país, divulgados hoje pela empresa.



Esta ligação em banda larga oferece uma velocidade semelhante à do ADSL (cerca de 512 kbps), funcionando através de ondas de rádio, emitidas de uma estação base para a residência do utilizador, utilizando uma antena de baixa potência. O receptor de sinal é colocado junto de casa e tem a aparência de um satélite, descreve a BBC sem referir o nome da tecnologia.



Notícias Relacionadas:

2003-12-16 - Regulador inglês quer mais concorrência na revenda de banda larga

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.