A operadora de telecomunicações britânica British Telecom (BT) anunciou ontem a sua intenção de adquirir a Infonet num negócio avaliado em 965 milhões de dólares. A operadora tenciona ter o negócio concluído até meados de 2005, reforçando desta forma a sua posição no mercado de serviços de tecnologias de informação e redes e a presença nos mercados norte-americano e asiático.

O negócio tem de ser ainda submetido à aprovação dos accionistas da empresa norte-americana, assim como das entidades reguladoras que já noutras ocasiões impediram negócios equivalentes. No entanto depois do anuncio várias empresas accionistas da Infonet demonstraram já o seu acordo para a venda de participações, nomeadamente a Telefónica, Swisscom, Royal KPN, Telstra, TeliaSonera e a KDDI.

A Infonet está presente em 70 países e infra-estruturas de rede em mais cerca de 180 países, para além de uma rede de parcerias alargada. A aquisição vai garantir à BT um novo alcance nos seus serviços de TI, garantindo presença na América do Norte e Ásia Pacifico e acrescentando ao seu portfólio de clientes grandes empresas como a Volkswagen e a Solvay.

Depois de aprovada a aquisição, a Infonet vai ser integrada na BT Global Services de forma gradual tentando assegurar a manutenção da qualidade de serviços e uma transição sem problemas para os clientes. No entanto o negócio de redes das duas empresas deverá ter uma fusão rápida de forma a garantir poupanças de custos.

A BT tenciona ainda manter as duas marcas separadamente durante um período não determinado, permitindo que o melhor de cada serviço seja incorporado na nova oferta a definir depois da fusão, explica-se em comunicado.

Notícias Relacionadas:
2001-10-09 - BT desiste da divisão de actividades na área da rede fixa