Pelo menos 140 modelos de equipamentos Nokia Series 40 são afectados por um bug crítico na tecnologia Java da Sun Microsystems, informou ontem o investigador polaco Adam Gowdiak.



Citado pela ComputerWorld, o especialista refere que as vulnerabilidades detectadas permite que um utilizador mal intencionado se faça valer das falhas para, através de apenas um número de telefone, efectuar chamadas, gravar conversas ou aceder aos dados armazenados no equipamento.



Adam Gowdiak alega ter encontrado 14 falhas de segurança na tecnologia Java e informa que já reportou o caso à Nokia e à Sun, na expectativa que as fabricantes resolvam a situação.



O investigador afirma que uma destas falhas de segurança pode ser explorada através de um simples envio de uma mensagem escrita para o equipamento afectado e que, ao combinar o bug com os problemas do Séries 40, é possível criar um malware que passa despercebido ao olhar do utilizador.



Ao contrário do que é habitual, este especialista promete causar alguma controvérsia no que se refere ao método utilizado para reportar a falha às fabricantes. Ao que tudo indica, Adam Gowdiak entregou apenas duas páginas de um documento sobre os problemas detectados.



Para que a Nokia e a Sun tenham acesso à totalidade do relatório, o investigador pede 29,826 mil dólares. Até aqui, nenhuma das empresas se pronunciou acerca do caso.



Notícias Relacionadas:

2005-03-08 - Novo troiano ameaça telemóveis Symbian propagando-se por MMS

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.