Na próxima quinta-feira entram em vigor as novas regras e preços para o roaming impostos pela Comissão Europeia. De acordo com o pacote de medidas, a partir de 1 de Julho de 2010 será automaticamente aplicado um limite de 50 euros (sem IVA) nas despesas de dados em roaming, a menos que os clientes tenham escolhido outro limite ‑ mais alto ou mais baixo.

Os operadores ficam obrigados a enviar aos utilizadores um aviso quando as despesas atingirem 80 por cento do limite estipulado, tendo de cortar a ligação móvel à Internet quando o limite for alcançado, a menos que o cliente tenha indicado que deseja continuar a utilizar os serviços de dados em roaming durante esse mês.

Além dos alertas, o preço máximo grossista de dados em roaming baixará de 1 euro para 0,80 euros por megabyte. Já o preço máximo de uma chamada efectuada em roaming passará a ser de 0,39 euros por minuto (valores sem IVA), em vez dos actuais 0,43 euros.

Por sua vez as chamadas recebidas passarão a custar, no máximo, 0,15 euros por minuto, em vez de 0,19 euros.

“Efectuar e receber chamadas quando se está noutro país da UE passa a ser 73% mais barato do que em 2005, altura em que a UE iniciou a luta contra as tarifas excessivas de roaming”, refere a Comissão.

Nas palavras de Neelie Kroes, a partir de 1 de Julho “não haverá mais surpresas desagradáveis” para os turistas ou viajantes em trabalho que navegam na Internet quando se encontram noutro país da UE.

Com as medidas anunciadas, a vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Agenda Digital garante estar “empenhada em tornar os mercados das telecomunicações da UE mais concorrenciais”.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.