A comissária europeia para a Sociedade de Informação, Viviane Reding, reafirmou hoje durante a sua intervenção no Mobile World Congress que a Comissão Europeia actuará se as operadoras móveis não baixarem os preços dos SMS e das ligações móveis à Internet quando os utilizadores viajam no estrangeiro.



Viviane Reding aproveitou a visita ao congresso para se reunir com os operadores europeus membros da GSM Association e comunicar-lhes que se não forem efectuados os cortes nos custos, antes de 1 de Julho, o executivo comunitário actuará.



Neste sentido, o previsto é que todas as operadoras entreguem as novas tarifas atempadamente de forma a serem analisadas e avaliada a possibilidade de serem tomadas medidas reguladoras, caso as propostas dos reguladores não sejam consideradas suficientes para adequar.



A comissária explicou que o custo dos serviços de dados no estrangeiro deve ser o mesmo que é cobrado no mercado doméstico, ao qual acresce uma taxa mínima adequada ao custo de utilização da rede do operador do país onde o utilizador se encontra.



Viviane Reding precisou que o objectivo final é fazer com que mandar uma mensagem de texto ou um email de outro país da UE não seja muito mais caro do que fazê-lo a partir do próprio país, caso contrário não será possível falar num mercado único europeu.



De acordo com a comissária, os serviços de mensagens de texto, SMS, constituem já um mercado maduro, o que não acontece com os serviços de Internet, que ainda se encontram numa fase "jovem e em desenvolvimento". Para alterar esta tendência, um dos passos principais será a homogeneização dos preços de ambos os serviços.



Notícias Relacionadas:

2007-06-25 - Taxas de roaming descem de preço na Europa a partir de 30 de Junho

2007-05-15 - Assinado acordo preliminar para o corte das tarifas de roaming