A Comissão Europeia anunciou hoje de que forma pretende fazer da Europa líder na investigação e implantação de futuras tecnologias da Internet. O plano para levar a cabo o objectivo passa por financiar projectos que dotem de "inteligência" infra-estruturas ligadas a domínios que afectem o dia-a-dia do cidadão, como os cuidados de saúde, energia, transportes, entre outros. A UE incorpora um conjunto de recomendações na linha de rumo de um novo programa de financiamento para projectos que tirem partido do crescimento da Internet e do número de utilizadores da tecnologia.

"Tráfego menos congestionado, melhor e mais eficiente fornecimento de energia e tratamentos médicos avançados geridos em casa são exemplos típicos do que será possível com a Internet do futuro", são concretizações exemplificadas num comunicado.

A juntar ao financiamento já disponível para actividades com potencial impacto nesta área, é lançada uma iniciativa que disponibiliza 300 milhões de euros para o apoio a projectos de I&D que possam contribuir para a realização do objectivo. Tendo em conta que a verba é para apoiar projectos que se realizem entre entidades públicas e privadas, o montante que a CE se propõe dedicar a estes projectos será apenas metade do que eles de facto gerarão em termos de investimento total.

A verba será usada para realizar projectos entre 2011 e 2013, resultado de um convite à apresentação de propostas a publicar no próximo ano.
Em comunicado, a CE recorda que já patrocina várias iniciativas de I&D nesta área e exemplifica com os 400 milhões de euros já investidos em mais de 90 projectos no âmbito do programa de investigação para as TIC, a que se somam outros 200 milhões de euros ano aplicados em orçamentos de investigação para o período 2011-2013.

Recorde-se que desde final do ano passado a CE vem preparando um plano europeu para a inovação e investigação, na sequência de um pedido do Conselho Europeu de Dezembro de 2008. A comunicação e as orientações que daí resultam também procuram incorporar as recomendações do painel Aho.