A Comissão Europeia anunciou hoje um investimento de 50 milhões de euros para aplicar em projetos de investigação ligados ao desenvolvimento de uma quinta geração móvel. O projeto visa preparar a tecnologia para o lançamento da tecnologia em 2020 e criar condições para que a Europa volte a liderar a inovação nas tecnologias móveis.



O investimento foi anunciado por Neelie Kroes, vice-presidente da Comissão Europeia. "Quero que o 5G seja pioneiro para a indústria europeia, baseando-se em investigação europeia e criando empregos na Europa.



Desde 2007 a Europa terá já investido mais de 700 milhões de euros em projetos de investigação dirigidos ao desenvolvimento das redes de nova geração. Neste universo, as redes móveis de quarta geração assumiram lugar de destaque, ainda que a Europa não tenha conseguido manter a liderança tecnológica nesta nova fase da vida do mercado de comunicações móveis.



Os dados europeus sublinham que em 2020 o tráfego móvel será 33 vezes superior aos valores registados em 2010, pelo que é necessário investir já em tecnologias que consigam gerir toda essa informação.



Em toda a Europa estão a ser realizados vários projetos de I&D em torno do 5G. Metis, que recebeu agora um novo investimento de 16 milhões de euros, é um dos projetos mais relevantes em marcha neste momento. Está a desenvolver tecnologia que permitirá suportar um volume de dados, por área, mil vezes superiores ao atual, incrementar em mil vezes a autonomia de equipamentos e reduzir a latência de forma significativa.



Tropic, Combo, Moto, iJoin ou Phylaws são mais alguns exemplos. São iniciativas que colocam em colaboração indústria e academia e que neste momento estão a envolver empresas como a British Telecom, Deutsche Telekom, France Telecom/Orange, Telecom Italia ou Telefonica. Da mesma lista faz também parte a Portugal Telecom.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico