A Comissão Europeia avançou hoje com uma comunicação que recomenda a utilização em toda a União Europeia do DVB-H como norma única para a televisão móvel. Com a recomendação a CE pretende acelerar o processo de disponibilização comercial de serviços móveis de televisão e garantir que a indústria caminha num mesmo sentido.



A comunicação pede uma acção pró-activa aos vários Estados-membros para facilitar e acelerar a implementação da televisão móvel, considerando que o serviço abre uma nova oportunidade de liderança tecnológica à Europa, à semelhança do que aconteceu com o GSM.



Na perspectiva da comissão são críticos para o sucesso da Mobile TV a questão das normas, o espectro e um ambiente regulatório favorável. Sobre a primeira vão ser desenvolvidos esforços para concentrar os projectos europeus em torno do DVB-H, que já suportou experiências em 18 países europeus bem sucedidas. A questão do espectro a CE pretende resolver com a redistribuição possível graças à migração da TV analógica para digital. Quanto às questões regulatórias a recomendação europeia vai para a aplicação de um "quadro regulamentar leve".



A par com o DVB-H existem no mercado outras normas, com destaque para o DVB-S que é sobretudo usado na Ásia, onde os serviços de televisão no móvel estão mais desenvolvidos que na Europa. Na Coreia do Sul a penetração destes serviços já chega aos 10 por cento, um desenvolvimento que condiciona as apostas de investimento dos fabricantes de equipamentos.



"A radiodifusão móvel constitui uma oportunidade preciosa para a Europa manter e reforçar a sua liderança nas tecnologias de comunicações móveis e nos serviços audiovisuais", sublinha Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, citada em comunicado.



As estimativas da CE apontam para a possibilidade do mercado de Mobile TV valer 20 mil milhões de euros em 2011 gerados por 500 milhões clientes.
Ontem em Lisboa Viviane Reding também falou sobre a Mobile TV para defender a sua importância para a liderança tecnológica da Europa na área das comunicações móveis.



Notícias Relacionadas:

2007-07-17 - Viviane Reding partilha preocupações da CE com direitos de autor nos novos media

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.