A Comissão Europeia avançou hoje com uma comunicação que recomenda a utilização em toda a União Europeia do DVB-H como norma única para a televisão móvel. Com a recomendação a CE pretende acelerar o processo de disponibilização comercial de serviços móveis de televisão e garantir que a indústria caminha num mesmo sentido.
A comunicação pede uma acção pró-activa aos vários Estados-membros para facilitar e acelerar a implementação da televisão móvel, considerando que o serviço abre uma nova oportunidade de liderança tecnológica à Europa, à semelhança do que aconteceu com o GSM.
Na perspectiva da comissão são críticos para o sucesso da Mobile TV a questão das normas, o espectro e um ambiente regulatório favorável. Sobre a primeira vão ser desenvolvidos esforços para concentrar os projectos europeus em torno do DVB-H, que já suportou experiências em 18 países europeus bem sucedidas. A questão do espectro a CE pretende resolver com a redistribuição possível graças à migração da TV analógica para digital. Quanto às questões regulatórias a recomendação europeia vai para a aplicação de um "quadro regulamentar leve".
A par com o DVB-H existem no mercado outras normas, com destaque para o DVB-S que é sobretudo usado na Ásia, onde os serviços de televisão no móvel estão mais desenvolvidos que na Europa. Na Coreia do Sul a penetração destes serviços já chega aos 10 por cento, um desenvolvimento que condiciona as apostas de investimento dos fabricantes de equipamentos.
"A radiodifusão móvel constitui uma oportunidade preciosa para a Europa manter e reforçar a sua liderança nas tecnologias de comunicações móveis e nos serviços audiovisuais", sublinha Viviane Reding, comissária europeia para a Sociedade da Informação, citada em comunicado.
As estimativas da CE apontam para a possibilidade do mercado de Mobile TV valer 20 mil milhões de euros em 2011 gerados por 500 milhões clientes.
Ontem em Lisboa Viviane Reding também falou sobre a Mobile TV para defender a sua importância para a liderança tecnológica da Europa na área das comunicações móveis.
Notícias Relacionadas:
2007-07-17 - Viviane Reding partilha preocupações da CE com direitos de autor nos novos media
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Ecrãs transparentes e tecnologia de áudio 3D brilham em formatos cada vez maiores nos televisores da CES 2025 -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 TimeMap oferece uma nova forma de olhar para a história do mundo -
App do dia
Lance os dados em Yahtzee With Buddies e participe em minijogos com amigos -
How to TEK
4 formas de captar imagem e vídeo do ecrã do computador Windows
Comentários