
A Comissão Europeia quer receber sugestões e opiniões que contribuam para reduzir o investimento necessário para a instalação das infraestruturas de suporte aos serviços de banda muito larga, como as redes de fibra óptica.
Em marcha até 20 de julho, a consulta pública lançada hoje pretende ouvir o mercado sobre os obstáculos ao investimento em infraestruturas de banda larga; formas de melhorar a atual infraestrutura; coordenação de obras de engenharia civil e autoridades competentes; medidas de simplificação de procedimentos para obtenção de receitas e sobre o grau de preparação dos edifícios novos para as infraestruturas de Internet de alto débito.
Estimativas referidas pela Comissão Europeia sublinham que cerca de 80% do custos associados à disponibilização de novos serviços de alto débito está nas infraestruturas. A mesma fonte defende que, com as medidas adequadas é possível reduzir em cerca de um quarto as despesas associadas a esta fase da implementação das redes de fibra óptica.
Empresas de telecomunicações e de abastecimento público, investidores, autoridades públicas e consumidores são chamados a dar ideias e pontos de vista que podem ser úteis na revisão da legislação europeia em vigor.
O principal objetivo da revisão é criar condições para acelerar o desenvolvimento europeu das redes de alto débito, promovendo sinergias entre as entidades que instalam infraestruturas e desburocratizando os processos associados.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dune: Awakening é o jogo de sobrevivência com ADN português -
App do dia
Peekaboo ajuda a dar mais personalidade às fotografias aborrecidas -
Site do dia
Exercite a mente com os desafios do Unpuzzlex a partir do browser -
How to TEK
Como ligar o mostrador de velocidade do automóvel na app do Google Maps em Android Auto
Comentários