Entre os dias 28 de Janeiro e 12 de Março vão ser medidas as radiações emitidas pelos telemóveis usados nos centros comerciais Braga Parque, Amoreiras, Oeiras Parque, Olivais Shopping e Odivelas, assim como pelas estações base instaladas nos mesmos locais.
A experiência, promovida pela empresa proprietária dos centros - a Mundicenter - e pelo Instituto Superior Técnico, prevê a colaboração dos visitantes no que respeita à medição das radiações nos equipamentos móveis.
Para colaborar os interessados devem dirigir-se ao balcão do IST, instalado em cada espaço comercial envolvido no projecto, e proceder à medição que será realizada de forma gratuita por técnicos especializados.
A iniciativa insere-se no projecto MonIT lançado em 2004 por um grupo de investigadores do Instituto de Telecomunicações e patrocinado pelos três operadores móveis de telecomunicações. O objectivo da iniciativa, que já realizou medições em diversas zonas do país, é estudar o impacto das radiações de telemóvel junto das populações.
Notícias Relacionadas:
2004-05-25 - Operadores móveis juntam-se a Instituto das Telecomunicações para monitorizar redes
2005-04-15 - Guarda entra no projecto monIT para monitorizar efeitos das antenas móveis
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários