O Centro de Engenharia de Reabilitação em Tecnologias de Informação e Comunicação (CERTIC), juntamente com o Instituto de Desenvolvimento e Inspecção das Condições de Trabalho (IDICT) está a preparar uma campanha de sensibilização para a integração dos cidadãos com necessidades especiais no mercado de trabalho.



Segundo Francisco Godinho, actual coordenador do CERTIC, que falava durante o seminário "As pessoas com deficiência e o mercado de trabalho - soluções das TIC", promovido pela APDC, a campanha tem por base um manual que se irá denominar "Tecnologias da Informação sem barreiras no local de trabalho" e que será dirigido às empresas e a programadores.



Constituído por cerca de 120 páginas, o manual estará concluído no final de 2003, mas só será divulgado e distribuído junto das entidades a que se destina durante o próximo ano.



Em declarações ao TeK o mesmo responsável adiantou que o manual oferece conselhos para um melhor enquadramento das potencialidades dos cidadãos com necessidades especiais no mercado de trabalho. O documento alerta também os empregadores para a existência no mercado de diferentes soluções de software e hardware que observem as particularidades dessas pessoas.



A criação deste manual foi, segundo Francisco Godinho, a solução encontrada, uma vez que as alterações à legislação apresentadas pelo CERTIC ao Governo não avançaram.


Notícias Relacionadas:

2002-12-18 - Parlamento recebe proposta de medidas para cidadãos com deficiência

2002-12-11 - Estado aprova venda definitiva da rede fixa à Portugal Telecom

2002-11-18 - CERTIC entrega ao governo proposta para a renovação do Serviço Público de Telecomunicações

2002-10-23 - CERTIC quer reformulação de "serviço público" para cidadãos com necessidades especiais