A Wi-Fi Alliance vai arrancar com a certificação de produtos suportados na versão n da norma 802.11 um ano antes da versão final do standard estar pronta. Ou seja, já em 2007.



O movimento visa colocar ordem no mercado, evitar fragmentações e acelerar a distribuição de produtos compatíveis com a mais recente versão da tecnologia sem fios.



A comercialização de produtos pré-normalizados já começou com a disponibilização de equipamentos suportados no primeiro draft do standard disponibilizado pelo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), organismo responsável pelo processo.



Estes desenvolvimentos motivaram a decisão da Wi-Fi Alliance e anteciparam a certificação de produtos em cerca de um ano, já que o processo de normalização desta nova versão da tecnologia só estará concluído em 2008, um ano depois do inicialmente previsto.



De acordo com um comunicado, será possível certificar os primeiros equipamentos em Março de 2007, logo após a disponibilização de um novo draft pelo IEEE.



"A combinação do atraso no processo de normalização com o facto de já existirem produtos no mercado fez-nos pensar que esperar pode não ser do melhor interesse do mercado.



Os produtos comercializados hoje em dia não são interoperáveis e sem isso os utilizadores não terão o melhor tipo de experiência", explica Frank Hanzlik, director geral da Wi-Fi Alliance.



O movimento conta com o apoio dos principais players da indústria, também eles interessados na interoperabilidade entre equipamentos com diversos fabricantes.



Em regra, a Wi-Fi Alliance espera que o processo de normalização da tecnologia esteja concluído para iniciar a certificação de produtos, contudo não é nova a tentativa de avançar com uma espécie de certificação em dois momentos, já testada com o 802.11i.



Tal como nesta altura a ideia é conceder uma certificação numa fase de pré-normalização da tecnologia, que na altura em que a norma estiver fechada será revista.



O 802.11n é uma evolução das anteriores versões da norma para a tecnologia sem fios Wi-Fi que irá permitir uma velocidade de transmissão de dados na ordem dos 108Mbps.



Notícias Relacionadas:

2005-10-12 - Propostas para normalizar nova geração do Wi-Fi fundem-se em consórcio

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.