A Wi-Fi Alliance anunciou ter iniciado o processo de certificação de produtos Wi-Fi Direct, uma nova norma de comunicação sem fios para a transmissão directa de dados entre dispositivos electrónicos. O novo sistema pretende constituir-se como uma alternativa ao popular Bluetooth.

As aplicações práticas do Wi-Fi Direct vão desde a possibilidade de sincronizar dispositivos, passando pela transferência de conteúdos, a capacidade de dar ordem de impressão de fotografias e documentos e a interacção em videojogos, acções cada vez mais comuns entre os utilizadores.

"Desenhámos o Wi-Fi Direct para potenciar a grande variedade de aplicações que requerem ligação entre dispositivos, mas que não necessitem de Internet ou de uma rede tradicional", refere o director executivo da Wi-Fi Alliance, Edgar Figueroa.

O responsável assegura ainda que os produtos certificados com a nova norma "vão funcionar bem juntos, independentemente da marca".

Os dispositivos certificados como Wi-Fi Direct também poderão ligar-se a produtos mais antigos, desde que estes ofereçam conectividade Wi-Fi.

Na promoção da nova norma, a associação faz também questão de alinhar algumas previsões relativamente ao Wi-Fi, avançando que este ano serão vendidos 82 milhões de dispositivos de electrónica de consumo e mais 216 milhões de portáteis compatíveis com a tecnologia, numa taxa de crescimento de 26 por cento ao ano até 2014.

O Wi-Fi Direct e as suas mais-valias são explicadas num vídeo disponibilizado online a partir do site da Wi-Fi Alliance.