O valor médio das chamadas de telemóveis na Optimus, TMN e Vodafone subiu 5% nos últimos três meses, aponta um estudo do Citigroup hoje citado pelo Diário Económico. Esta é a segunda subida do preço médio dos serviços em apenas seis meses, já que em Março os tarifários sofreram uma actualização de 2,5%.

A análise do Citigroup indica que a tarifa média das assinaturas (tarifários pós-pagos) subiu 1,9 euros para um valor de 40,3 euros por mês, um número que coloca Portugal no quarto lugar da tabela dos mais caros, entre os 14 principais mercados europeus.

O jornal realça que esta é a segunda subida do preço médio do serviço de telemóveis em seis meses, depois das três operadoras terem actualizado os tarifários em Março, subindo 2,5% no valor, um aumento que já não acontecia desde 2004.

No segmento dos tarifários pré-pagos Portugal continua também colocado entre os mais caros da Europa, em terceiro lugar. O preço médio das três operadoras situa-se nos 28,4 euros.

O estudo indica ainda que Portugal está em segundo lugar da lista dos mais caros em chamadas entre redes diferentes, com um valor médio de 40 cêntimos por minuto.