As chamadas realizadas a partir de redes móveis aumentaram entre Julho e Setembro 4 por cento, atingindo os 1,7 mil milhões de minutos, o mesmo número apurado pela Anacom para as chamadas recebidas.



Neste crescimento destaca-se o tráfego envolvendo redes internacionais que aumentou 42,6 por cento, numa evolução habitual para o período do ano em questão. Explica o regulador que o tráfego internacional tipicamente aumenta de forma exponencial nos meses de Verão.



O número total de minutos de conversação aumentou 5 por cento fixando-se nos 3,2 mil milhões, com novo destaque para as chamadas internacionais onde se registou um crescimento de 23 por cento face ao trimestre anterior.



As chamadas fixo-móvel sofreram uma variação negativa de 1,8 por cento, mas os minutos de conversação aumentaram 1,2 por cento face ao trimestre anterior. No que se refere à duração das chamadas são as que se realizam para destinos internacionais que mais tempo demoram, em média 137 segundos.



Os utilizadores do serviço móvel terrestre realizaram entre Julho e Setembro uma média de 47 chamadas mês, das quais 31 foram realizadas para a sua rede de origem. Em média cada assinante enviou 94 SMS.



O número de assinantes também continuou a crescer (1,6 por cento) atingindo os 11,926 milhões e actualizando a taxa de penetração para os 112,8 por cento. Os pré-pagos continuam a dominar o mercado, sendo opção em 80,2 por cento das contas existentes.



Notícias Relacionadas:

2005-08-31 - Cartões pré-pagos preferidos por mais de 80% dos clientes das redes móveis


2005-07-13 - Taxa de penetração móvel em Portugal ultrapassa os 100 por cento